O número de óbitos por Covid-19 caiu pela metade no mês de março quando comparado a fevereiro. Ao todo, foram contabilizados 18 óbitos - contra 39 no mês anterior. O patamar de março ainda é maior do que de janeiro, quanto Santa Maria teve 16 mortes. O levantamento leva em conta as informações disponibilizadas nos comunicados oficiais emitidos pela prefeitura.
'O vírus ainda existe e está sendo transmitido no mundo todo', afirma médico epidemiologista
A queda acompanha a redução de casos confirmados no mês. Em janeiro e fevereiro, com a chegada da variante ômicron, Santa Maria bateu recordes neste quesito, conforme dados do Observatório de Informações em Saúde da UFSM. Em janeiro, foram 11.605 casos e, em fevereiro, 6.308. Em março, o total caiu para 1.866, patamar semelhante a julho do ano passado.
PERFIL DAS MORTES
O mês de março seguiu uma tendência observada nos últimos meses: os óbitos têm ficado restritos a faixas etárias mais elevadas. Das 18 vítimas, 14 têm mais de 60 anos. As outras quatro tem idades entre 50 e 59 anos.
Construção de posto de saúde na Nova Santa Marta ainda não recomeçou
Também há uma disparidade entre as quinzenas do mês. As mortes estão concentradas na primeira: são 12 das 18. O número de mortes em março é semelhante ao registrado em agosto do ano passado, mas ainda é bastante superior ao último trimestre do ano passado, quando foram confirmadas apenas 10 mortes. No primeiro trimestre de 2022, foram 73 vítimas da Covid-19.
O município contabiliza 911 mortes desde o começo da pandemia. Na tarde desta quarta-feira, foram registrados dois óbitos referentes a abril. Eles ocorreram nos dias 2 e 3 deste mês, conforme Boletim Epidemiológico publicado pela prefeitura de Santa Maria.